Cuidar da pele através da alimentação: o poder dos alimentos

Cada vez mais se aborda a questão do impacto da alimentação na nossa pele, principalmente no rosto. Há quem já consiga decifrar que alimentos são propícios ao aparecimento de borbulhas ou à sensação de pele seca, que geralmente acontece quando não ingerimos água suficiente. Uma pele saudável é o resumo de bons hábitos – tanto ao nível externo como interno – por isso, é caso para dizer: esqueça os cuidados externos da pele se não a cuida a partir do interior – porque é aí que está o primeiro passo e provavelmente o mais importante.

Fomos à procura dos melhores alimentos para cuidar da nossa pele e também aqueles que deve procurar substituir na sua rotina alimentar – caso considerar que, de facto, a sua pele não se encontra hidrata como deveria. A agitação da nossa rotina faz com que muitas vezes não consigamos fazer escolhas alimentares mais saudáveis, pelo que acabamos por fornecer ao nosso organismo alimentos mais processados, ao invés de alimentos ricos em vitaminas e nutrientes essenciais.

Sabemos que diferentes alimentos proporcionam diferentes benefícios, pelo que é importante privilegiar um plano alimentar que se ajuste às nossas necessidades.

Os melhores alimentos para cuidar da nossa pele

Água: a ingestão de água é fundamental para a nossa saúde em geral, tendo um grande impacto na hidratação da nossa pele. A ingestão insuficiente de água pode causar sérios problemas, podendo notar-se esta desidratação do corpo através da urina (cor mais escura e um cheiro mais intenso) ou então pela pele seca (principalmente no rosto).

Abacate: é um alimento perfeito para cuidar da pele – por dentro e por fora. Por ser rico em antioxidantes, principalmente em vitamina E, permite revitalizar e rejuvenescer a pele, estimulando a produção de colagénio. Além disso, protege as células dos radicais livres, ajudando na absorção de minerais e vitaminas.

Cenoura: por ser um alimento rico em potássio e vitaminas é ótimo para purificar o organismo, promover a eliminação de toxinas e a prevenção de doenças. A vitamina A é um bom aliado ao tratamento de acne, manchas e pigmentação.

Salmão: é um ótimo aliado, dado o seu alto teor em ácidos gordos essenciais, nomeadamente o ómega-3, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol, a promover a cicatrização e ainda a estabilizar a tensão arterial.

Couve Kale: por ser um superalimento, possui uma elevada constituição nutricional que destaca bons níveis de cálcio, potássio, fibras, antioxidantes e vitaminas, assim como propriedades anti-inflamatórias que ajudam a deixar a pele mais luminosa.

Citrinos: do grupo dos citrinos, destacamos a laranja como um forte aliado para uma pele mais jovem, hidratada e cuidada. Com altos níveis de vitamina C, ajuda a eliminar as toxinas, estimula a produção de colagénio e previne a oxidação das células.

Alimentos a evitar

Todos os alimentos processados devem ser evitados ao máximo, devendo privilegiar, sempre que possível os alimentos naturais. Ainda assim, existem alguns alimentos que devemos procurar evitar, nomeadamente:

Açúcar: o açúcar, principalmente refinado, tem um efeito contrário ao desejado para a nossa pele. Alimentos que contenham um índice glicémico elevado potenciam a produção de enzimas no organismo, capazes de reduzir a produção de colagénio. Os refrigerantes devem ser evitados ao máximo, uma vez que possuem um elevado teor em açúcar.

Sal em excesso: o consumo excessivo de sal nas refeições, especialmente quando adicionado à comida depois de confecionada, leva a que o organismo retenha muito mais a água do que seria suposto, podendo causar retenção de líquidos, entre outros problemas mais graves.

Fritos: comidas cuja preparação envolve fritura em gordura são, por norma, desastrosas para o nosso organismo, sendo mesmo um potenciador do desenvolvimento de acne no rosto.

Em peles com tendência a acne, devem ainda ser evitados: produtos lácteos, nozes, chocolates, alimentos gordurosos, processados e demasiado condimentados, uma vez que estimulam ainda mais a produção de oleosidade da pele.