Estratégias para manter o foco numa perda de peso

Seguir um plano alimentar com o objetivo de perda de peso pode ser um desafio, nomeadamente quando já passou algum tempo e a motivação e o foco começam a desaparecer.

Como podemos aumentar o nosso foco no objetivo e não cair em tentação?

Planear as refeições

Se as refeições forem planeadas com antecedência, evitamos fazer refeições de “última hora” acabando muitas vezes por escolher opções não tão saudáveis.

Eliminar o pensamento “perdido por 100, perdido por 1000”

Este tipo de pensamento é usual, no entanto, completamente errado. Depois de consumir algum alimento que não estava planeado, o dia não está perdido, comer um quadrado de chocolate não é o mesmo que comer uma tablete inteira. Depois de ser consumido algum alimento fora do plano, voltar à rotina, sem sentir culpa, stress e tentar compensar é a melhor opção.

Modificar pensamentos e comportamentos negativos

Encarar a alimentação saudável como uma punição ou restrição não é um comporto que ajude a manter o foco. É fundamental reforçar os pensamentos e comportamentos mais positivos.

Identificar emoções

Come mais quando está triste, feliz ou com stress? Perceber o porquê de ver na comida um escape a estas emoções é o primeiro passo. Para além disto, quando tiver vontade de comer, pense duas vezes se é fome ou se está a dar resposta a uma determinada emoção.

Registar e monitorizar o que come

Muitas vezes fazer muito snacks e petiscos ao longo do dia impede a perda de peso, porque acabamos por nos esquecer dos erros que cometemos e não os corrigimos. Fazer um diário alimentar pode ajudar a identificar estes erros e manter o foco na alimentação saudável.

Investir em alimentos saciantes

Durante a perda de peso, a saciedade é muito importante. Muitas vezes, conseguimos manter um certo estilo de vida, porque estamos a apostar nos alimentos errados, que não são saciantes o suficiente, o que faz com que fiquemos com fome mais rapidamente. Os alimentos processados são responsáveis por uma menor saciedade quando comparados com produtos frescos. Para além destas, a ingestão de água também é muito importante, uma vez que a sensação de fome pode ser causada pela falta de água.

Pensar nos resultados a longo prazo

Os resultados devem ser pensados a longo prazo para evitar tristeza ou desilusão, quando os resultados a curto prazo não correspondem à expectativa criada, uma vez que a curto prazo podem existir flutuações de peso que são normais e só tem de dar tempo.

Ser realista e respeitar o corpo

Planear metas impossíveis aumenta a frustração. Perder peso para ter o corpo igual a alguém nem sempre é possível e não devem ser feitas comparações com outras pessoas.

Evitar adotar uma postura radical

Encarar a alimentação como algo restritivo, aumenta a probabilidade de não conseguir aderir a esta nova alimentação como um estilo de vida. Não é preciso recusar convites ou deixar de comer o que gosta, uma vez que, dentro de uma alimentação equilibrada, há espaço para todos os alimentos. No entanto, alguns devem ser consumidos com maior frequência do que outros.

Contar com a ajuda de um nutricionista

Ter o apoio de um nutricionista durante todo este processo é uma ajuda fundamental, onde pode adquirir ferramentas para mais tarde, conseguir continuar a caminhada de forma autónoma, sem voltar à estaca zero e perder os resultados que conquistou.