Cinco dicas para se manter ativo durante as férias

O tempo quente, por si só, é responsável pelo ganho de alguma melancolia, assim como a perda de motivação, o que faz com que seja mais difícil manter uma rotina ativa durante o verão. Principalmente na altura de férias, é necessário respeitar os hábitos que já temos no nosso dia a dia, permitindo que possam existir momentos para desfrutar, mas sem descurar o esforço conseguido.

Aproveite ao máximo as suas férias, mas mantenha sempre um equilíbrio que seja benéfico para si. A pensar nisso, deixamos algumas dicas essenciais para que possa divertir-se, ao mesmo tempo que se mantém ativo.

  1. Se ainda vai de férias, coloque sempre um par de sapatilhas confortáveis e algumas opções de roupa desportiva. Desta forma, não terá desculpas para não dar uma corrida matinal ou praticar alguns exercícios ao final do dia.
  2. Às refeições, pondere sempre a sua escolha quanto à bebida, privilegiando, sempre que possível, a ingestão de água. Pode fazê-lo ao almoço, para depois poder estar mais “à vontade” na hora de jantar. Lembre-se que as bebidas açucaradas tendem a prejudicar o seu esforço físico, além de aumentarem a desidratação do corpo.
  3. Privilegie o descanso, que é essencial numa rotina ativa. Sabia que, ao invés do que muitos pensam, não é só durante o treino que o crescimento muscular acontece? Funciona apenas como um estímulo na fibra muscular, para que durante o descanso (mínimo de sete a oito horas) essas adaptações do corpo possam consolidar e fazer com que os músculos cresçam através da supercompensaçao.
  4. Pense em atividades desportivas que poderá realizar no local onde se encontra. Por exemplo, se está num sítio que tem uma piscina, aproveite esse tempo para nadar um pouco. A natação é uma atividade fundamental para exercitar a nossa parte cardiovascular. Procure experimentar novas atividades, como surf, stand up paddle, kitesurf ou até canoagem.
  5. Se levar carro, tente, sempre que possível, não o utilizar. Procure deslocar-se a pé, faça mais caminhadas diárias ou até corridas. Aproveite o bom tempo e a paisagem e permita ter um tempo para cuidar da sua saúde.