12H#BEACTIVE: a prova terá inscrições gratuitas

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) irá promover a corrida 12H#BEACTIVE, que acontece já no dia 27 de setembro, no Centro Desportivo Nacional do Jamor. As inscrições são gratuitas e pode garantir a sua aqui.

Com um conceito inovador e respeitando as recomendações da DGS, este evento reúne corrida e caminhada, num circuito fechado (reservado apenas para os participantes). Este evento desportivo integra o vasto programa de atividades da Semana Europeia do Desporto – que decorre de 23 a 30 de setembro – sendo uma iniciativa da Comissão Europeia.

Imagem ilustrativa

O arranque está marcado para as 08h00, estando previsto que o evento termine por volta das 20h00. A organização pretende promover dois modelos de competição: formato de resistência, no qual os atletas são desafiados a participar durante 12 horas, individualmente ou em estafetas, e o formato de prova por slot, no qual o atleta escolhe o horário em que pretende participar.

O evento

A partida será instalada na pista do Estádio Nacional do Jamor e a meta será na Praça da Maratona. Existirá um percurso de 5 km para a corrida e para a caminhada, criado especificamente para o evento, na mata do Jamor, com passagem pela Tribuna de Honra.

No desafio de resistência, os participantes poderão efetuar as 12 horas de prova a correr ou a caminhar, sendo que podem participar de forma individual ou em estafetas de dois, quatro ou seis elementos. A partida começa às 08h00 e estende-se até às 10h00. No final, será apurada a distância cumprida pelos atletas individuais e pelas estafetas, privilegiando o maior número de quilómetros cumpridos no circuito, durante o tempo do evento.

Já na prova slot, disputada individualmente, a organização preparou cinco horários diferentes, para que seja possível evitar concentrações de atletas. Todas as informações podem ser conhecidas no site da prova.

Para a classificação, considera-se o tempo que o atleta demorou a cumprir a respetiva distância.Sendo uma iniciativa sem carácter competitivo, o IPDJ procura promover o desporto entre pessoas de todas as idades, sem esquecer as necessárias medidas de segurança, tendo em conta a realidade que vivemos. A organização da 12H#BEACTIVE dispõe de um plano de contingência, com medidas a adotar no evento, que passam por exemplo pela existência de corredores diferenciados para a partida e para a meta; pela delimitação do espaço, com acesso reservado e exclusivo e pela regularidade com que o speaker transmitirá as medidas de prevenção durante o dia.

O evento  é organizado pelo IPDJ no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo, a Câmara Municipal de Oeiras e o Clube Olímpico de Oeiras.

A correr ou a caminhar no Jamor, o importante é participar! #BEACTIVE!