4 motivos para apostar no treino de força

Quando falamos em treino de força não significa necessariamente treino com “pesos pesados”. Treino de força é qualquer atividade em que o músculo, acompanhado das suas estruturas ósseas e articulares, tem de vencer a uma determinada resistência. Essa mesma resistência pode ser a força da gravidade, pelo que, ao trabalhar com o peso do corpo, por exemplo, já estamos a fazer treino de força.

Desta forma, deixamos quatro razões pelas quais devemos apostar nos treinos de força – também intitulada como musculação.

Melhorar a estética

A tonificação e a flacidez vão surgindo com o passar dos anos, mas principalmente devido à ausência da prática de exercícios de força. Assim, o treino de força é o que vai dar forma ao corpo. Para alcançar as curvas corporais um pouco mais torneadas, há que ganhar massa muscular e perder um pouco a camada superior, a gordura.

Auxiliar na perda de massa gorda

Os músculos são o tecido do nosso corpo com maior capacidade de aumentar o metabolismo. Esse tecido tão poderoso pode ajudar-nos a perder mais calorias em repouso e, claro, auxiliar a perda daquela gordura que existe como reserva. Este tecido precisa cerca de 250 calorias para manter 2,27 kg (McGuff et al, 2009). Quando aumentamos os nossos músculos temos o segredo da perda de gordura. Mas, atenção, não é um processo de substituição, o ganho de massa muscular é um processo e a perda de gordura é outro.

Melhorar a saúde articular

As articulações são estruturas muito complexas, compostas por ossos unidos por ligamentos e tendões que, por sua vez, ligam ossos com músculos. As articulações têm ainda muitos outros componentes, como cartilagem, cápsulas articulares, líquido sinovial, entre outros. O chamado reforço muscular só existe se existir treino de força. Pode ser feito no ginásio, em casa ou ao ar livre, com auxílio de máquinas, pesos livres, elásticos entre outros equipamentos. O que importa é que a pessoa escolha algo que lhe permita evoluir consoante as suas capacidades e que se aconselhe com um profissional para saber o que pode fazer e por onde deve começar. Como profissional de exercício, aconselho que a pessoa possa, numa fase inicial, ser acompanhada individualmente, ter um PT para aprender a ouvir o corpo e em conjunto possam encontrar a melhor solução de treino planeando exercício a exercício e respeitando cada segmento corporal.

Melhorar a performance

Aqui inserem-se as pessoas que já praticam desporto, como por exemplo, pessoas que correm, que jogam ténis/Padel, que fazem natação, futebol, ciclismo, boxe, crossfit, entre outros. O treino de força será um trabalho consciente que deverá ter em atenção o equilíbrio muscular, para evitar ou minimizar compensações criadas pelo próprio desporto. Terá de ter em atenção o respeito com cada articulação. Portanto, será um trabalho acessório para que possam, tanto potenciar a força muscular como minimizar o risco de lesões.

Em conclusão, o exercício em prol da estética é importante para a nossa autoestima, mas não nos podemos esquecer que o exercício tem muitos outros benefícios se cada pessoa respeitar o seu corpo. Exercitar bem dentro das capacidade individuais é o melhor. Começar do zero, do simples para o complexo, é a chave.