SensorialMente: o novo centro clínico adaptado para Terapia de Snoezelen

SensorialMente é um centro clínico de saúde e de bem-estar que abriu portas em Sobreposta, na cidade de Braga, com um conceito inovador de cuidados integrados. O projeto pretende ser pioneiro na implementação de um acompanhamento completo e eficaz a nível clínico, terapêutico e de consultoria, com serviços diversos.

Fotografias ©D.R.

Olhar para a pessoa como um todo, tendo em conta a sua individualidade, é a premissa que está na base do planeamento do SensorialMente que, com uma equipa multidisciplinar e profissionais de variadas áreas, procura auxiliar, cuidar e garantir o melhor atendimento possível. Coordenado pela diretora-geral, Daniela Oliveira, e pela diretora clínica, Ana Catarina Meireles, o corpo clínico dá resposta a nível de medicina, neurologia, psicologia, nutrição, enfermagem, psicomotricidade e musicoterapia, entre outros serviços, como massagens ou sessões de reiki. Na vertente de consultoria, destacam-se como áreas de intervenção: análise comportamental, coaching, gerontologia, neuropsicoeducação, apoio sociofamiliar e socio-ocupacional, desenvolvimento pessoal e ainda formação.

Terapia de Snoezelen 

O centro de cuidados integrados afirma-se pioneiro ao projetar uma sala multissensorial devidamente equipada para o desenvolvimento de inúmeras terapias, entre elas a de Snoezelen – uma técnica indicada para estimular competências cognitivas, comportamentais, sociais e motoras, através de estímulos sensoriais. O Snoezelen é uma prática que nasce na Holanda e que resulta da junção de duas palavras: snuffelen (cheirar) e doezelen (relaxar). Além de estimular as capacidades básicas, é uma forma de despertar os sentidos, promover o bem-estar (físico e emocional) e melhorar a qualidade de vida. Inicialmente, a intervenção destinava-se à população adulta e idosa, mas rapidamente o espectro de atuação passou a abranger também crianças e jovens, sendo hoje acessível a todas as faixas etárias.

A sala de Snozelen encontra-se equipada com todos os materiais necessários para promover uma terapia completa, quer num âmbito de avaliação, de tratamento ou apenas de relaxamento. A clínica encontra-se aberta de segunda a sexta, das 09h00 às 19h00, e aos sábados, das 09h00 às 13h00. A maioria dos serviços está disponível para domicílio.

Todas as novidades podem ser acompanhadas nas redes sociais do SensorialMente, nomeadamente no Instagram e no Facebook.