CogniSense: uma ferramenta de elevada utilidade para cuidadores formais e informais

CogniSense é uma marca portuguesa especializada no desenvolvimento de materiais de estimulação cognitiva e sensorial. Com o foco na intervenção em casos de comprometimento cognitivo ou dependência psicomotora, os materiais surgem como uma ferramenta de trabalho prática e útil para cuidadores formais e informais. A propósito do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, estabelecido em 1994 pela OMS, sendo uma data que procura chamar a atenção para os sinais de alerta de demência e a importância do diagnóstico precoce, a CogniSense apresenta-se como um projeto inovador no desenvolvimento do treino cognitivo.

Os materiais nascem de um longo processo de investigação e aplicação técnica, no sentido de dar resposta a uma lacuna visível no mercado: a pouca oferta de utensílios de intervenção cognitiva e sensorial para utilização em contexto de lar, hospital e domicílio. “Em contexto domiciliário, vimos e ouvimos testemunhos de cuidadores que, estando em casa com uma pessoa portadora de um diagnóstico do foro cerebral, se sentem impotentes e sem orientação para estimular a pessoa cuidada e com isso contribuir para um desacelerar da progressão da patologia”, partilha a fundadora do projeto e profissional nas áreas de Desenvolvimento Pessoal e Neuropsicoeducação, Daniela Oliveira, acrescentando: “As atividades CogniSense, na sua simplicidade, tornam-se excelentes ferramentas facilitadoras da relação e potenciadoras de treino cognitivo e estímulo sensorial, pelo que tem conseguido um excelente desempenho, quer em contexto institucional quer domiciliário”.

Entende-se que o estímulo sensorial e o treino cognitivo são métodos cruciais para garantir a neuroplasticidade, sendo que a versatilidade dos materiais permite múltiplas possibilidades de utilização, assim como conferir a evolução no seu grau de dificuldade. Neste sentido, as atividades são estruturadas a partir de uma abordagem terapêutica, procurando possibilitar uma gama de produtos práticos, eficazes e que não causam monotonia.

As atividades são vendidas individualmente, sempre acompanhadas pelo respetivo manual de utilização, para que cada utilizador possa facilmente ter acesso às diferentes funcionalidades do jogo e objetivos de intervenção. É também sugerida a liberdade criativa para alargar o leque de oferta de possibilidades, seja ao trocar os utensílios por objetos do quotidiano (que a pessoa cuidada facilmente identifica) ou ao adaptar os exercícios às capacidades da pessoa.

É possível conhecer os diferentes materiais nas páginas de InstagramFacebook e LinkedIn do projeto. Os jogos CogniSense podem ser adquiridos mediante pedido por mensagem privada nas redes sociais ou através do e-mail: cognisense@cspsobreposta.com