Treinar com um bosu: para exercícios mais eficazes

Já alguma vez treinou com um bosu? É aquele acessório que parece uma bola de Pilates, mas cortada ao meio. Esse mesmo, em que a grande dificuldade é equilibrar-se em cima dele.

Conheça os vários benefícios que este acessório, à primeira vista tão simples, pode promover.

O bosu é uma espécie de plataforma instável, usada em treinos funcionais, que tem como objetivo permitir melhorar a condição física, através de exercícios cardiovasculares, de força, flexibilidade e equilíbrio. É um acessório simples e permite executar inúmeros exercícios diferentes, além de permitir ser um ótimo aliado num treino em casa.

Dos vários exercícios que permite realizar destacamos: agachamentos, flexões, saltos, elevações, presses ou até trações (com ou sem carga adicional). Pode ser utilizado como um step aeróbico, mas com uma exigência extra: o equilíbrio. O controlo do equilíbrio e a estabilidade permite que o corpo trabalhe vários músculos em simultâneo. O equilíbrio e a estabilidade corporal só são conseguidos através da força exercida na zona do core, mais concretamente, área abdominal. Isso leva a que o corpo mantenha uma postura correta e forte.

Dez benefícios do uso do bosu no treino:

  1. Correção da postura corporal
  2. Melhora o equilíbrio
  3. Aumento da força muscular
  4. Fortalecimento das articulações e ligamentos
  5. Aumento da flexibilidade
  6. Aumento da resistência dos músculos
  7. Melhoramento ao nível cardiovascular
  8. Maior perda de calorias e massa gorda
  9. Tonificação de diferentes músculos ao mesmo tempo
  10. Aumento da coordenação motora e agilidade