Dez alimentos que ajudam a evitar (ou a curar) uma gripe

Há certos alimentos que estimulam o sistema imunitário e que são capazes de ajudar o corpo a proteger-se ou até a combater aquela gripe que parece não ter fim.

Uma dieta equilibrada, com muitas frutas, legumes e verduras, consegue tornar o organismo mais resistente a vírus e bactérias. Desta forma, a ingestão de alimentos ricos em vitaminas A, C, B12, B6, D e E, ácido fólico, zinco, ferro, selénio e ácidos gordos polinsaturados n-3 é essencial, sobretudo em períodos em que a nossa saúde se encontra mais vulnerável. Assim, no geral, podemos dizer que os seguintes ingredientes são ricos em nutrientes e não são processados:

Água

A hidratação do organismo é fundamental, principalmente para o seu sistema imunológico. Sabia que se estiver desidratado, a sua membrana mucosa seca e deixa de o proteger de infeções? Por isso, é clara a importância de beber água ao longo do dia. A quantidade aconselhada é cerca de 1,5 litros, no caso dos adultos.

Alho

Dadas as suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais, o alho é realmente um grande reforço para o sistema imunitário, sobretudo devido a uma enzima: a alicina. Seja num refogado ou em qualquer outro preparado culinário, esta enzima vai dar origem a outros componentes, os quais melhoram as defesas e, entre outros efeitos, ajudam a prevenir a gripe.

Amêndoas

Se forem ingeridas com pele, as amêndoas podem ser um alimento muito importante no combate à gripe, pois são uma boa fonte de vitamina E e zinco. Como são um potente antioxidante, o seu consumo auxilia o organismo a combater os vírus causadores de gripe.

Cebola

Além do alho e do gengibre, a cebola é outro alimento que deve privilegiar nos seus refogados, já que este ingrediente possui quercetina, um potente antioxidante e anti-inflamatório que combate a gripe.

Cogumelos

Quando falamos de cogumelos, referimo-nos, obviamente, a cogumelos frescos, até porque estamos na altura certa para os consumir. De entre todos, recomendamos o cogumelo Shiitake, por possuir propriedades antivirais, melhorando a resposta do sistema imunitário. Além disso, os cogumelos promovem o aumento da capacidade respiratória e são um expetorante e anti-inflamatório das vias respiratórias.

Gengibre

O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes, o que significa que é um superalimento, capaz de dar um boost único ao organismo. Além de poder ser incluído em refogados, também é ótimo para tomar no chá, contribuindo para uma sensação de alívio nos sintomas da gripe.

Iogurte

Prefira os naturais, sem adoçantes, nem açúcares. Este é um alimento fermentado, com probióticos, que ajudam a fortalecer o sistema imunitário. Além disso, este alimento estimula a atividade das células do sistema imunitário, conduzindo ao seu fortalecimento.

Peixes gordos

Se está gripado, há certos peixes que deve privilegiar na sua alimentação, por serem ricos em ómega 3 e antioxidantes. É o caso do atum, salmão, cavala, sardinha e carapau. São os chamados peixes gordos e que vão fortalecer o seu sistema imunitário.

Sementes de abóbora ou de girassol

O zinco ajuda na defesa do organismo e reduz o stress. As sementes são uma das melhores fontes vegetais deste mineral. Além disso, elas ainda possuem vitamina E, um nutriente que reforça o sistema imunitário.

Citrinos

Laranja, kiwi, limão, frutos vermelhos, papaia, abacaxi, brócolos, agrião, couves, tomate são alguns dos alimentos com maior presença de vitamina C e antioxidantes, essenciais para evitar danos celulares, aumentar a absorção de ferro e potenciar o sistema imunitário, diminuindo os sintomas e a duração de uma gripe. A laranja tem, efetivamente, 160% da dose diária recomendada (DDR) de vitamina C, enquanto um sumo de uva pode chegar aos 120%. Contudo, o “campeão” em vitamina C é mesmo o kiwi com 273% da DDR.

Assim, manter uma alimentação saudável e rica em alguns alimentos em específico pode mesmo fazer a diferença, no que respeita ao reforço do sistema imunitário e à capacidade de combater determinados vírus, como o da gripe.