Receita saudável: pão de alfarroba

Uma das receitas mais procuradas na Internet está relacionada um dos alimentos principais da dieta mediterrânea: o pão. Com apenas quatro ingredientes (água, farinha, sal e fermento) qualquer pessoa consegue fazer o seu próprio pão caseiro.

No entanto, para quem gosta de manter uma dieta equilibrada e uma alimentação saudável, a marca Condi sugere uma receita de pão de alfarroba, uma ótima alternativa ao pão tradicionais, aprovada pela nutricionista Ágata Roquette.

Ágata Roquette, nutricionista ©DR

Ingredientes:

  • 650g de farinha de trigo sem fermento
  • 280g de farinha de trigo integral
  • 70g de farinha de alfarroba
  • 650ml de água
  • 2 colheres de chá de sal (14g)
  • 1 saqueta de Fermento de Padeiro Condi
Imagem ©D.R.

Modo de preparação:

  1. Coloque numa tigela o fermento, as farinhas e o sal e misture
  2. Adicione a água aos poucos e utilizando as pontas dos dedos comece a envolver os ingredientes de fora para dentro, até criar uma massa.
  3. Coloque a massa numa taça grande, cubra-a com um pano de cozinha e deixe levedar por duas horas ou até dobrar de volume.
  4. Pré-aqueça o forno a 250°C. Quando a massa estiver pronta, polvilhe a bancada com farinha e estenda a massa em retângulo, sem amassar muito. Em seguida faça golpes em formato de “cruz” no sentido do comprimento.
  5. Coloque-a num tabuleiro de forno, previamente polvilhado com farinha e cubra com mais um pouco de farinha. Leve ao forno a 250°C durante cerca de 30 minutos.

Dica: Uma fermentação mais longa vai tornar o pão mais saboroso. Para que a massa levede bem, deve colocá-la numa taça grande (para poder crescer), tapá-la com película aderente e depois envolver a taça numa manta polar. Deve também colocar num local protegido de correntes de ar.