O poder da mente num processo de perda de peso

Controlar o poder da mente é o segredo para perder peso. Por detrás do excesso de peso estão sentimentos como tristeza, ansiedade, medo e baixa autoestima. A isto é chamado de “fome emocional”, que leva a que encontremos na comida uma fuga ou compensação das emoções negativas, resultando num aumento de peso. Se se identifica com esta situação, nada de desânimo ou desespero.

O segredo para ser saudável e se sentir bem com o seu corpo é reprogramar a sua mente. Um dos aspetos importantes é valorizar-se! Por exemplo: se tem curvas acentuadas, pare de sonhar em ter um corpo esguio. Em vez disso, valorize as suas qualidades. Liberte-se da pressão do “padrão de beleza atual”, que “ninguém” pode alcançar e que só gera ansiedade, tristeza e sentimentos negativos. Muitas pessoas passam pela fase de não se valorizarem e, por isso, têm uma má relação com a comida, com várias tentativas de dietas, sem sucesso, todas elas levando ao “efeito ioió”, até atingirem um excesso de peso e outros problemas de saúde.

Cuidado quando pensar que “não faz mal comer isto, porque é saudável”. Pense antes: “Ser saudável não significa que determinado alimento não contém calorias. É bom tentar comer de forma saudável, mas deve garantir que o que consome não excede as calorias diárias”. O segredo está em comer o que gostamos, mas em pequenas quantidades. Procure repetir diariamente o seguinte mantra: “Posso comer de tudo, um pouco”.

Quantos de nós já comemos em grandes quantidades ou então estamos horas sem comer e depois ao final do dia devoramos o frigorífico? Tudo isto porque deixamos a nossa mente comandar.

O segredo está em não deixar de comer aquilo que gosta, mas sim comer em pequenas proporções e optar por alimentos saudáveis e mais nutritivos. Precisa de ter opções mais saudáveis que o satisfaça e o façam sentir bem, quer agora quer mais tarde.  Para isso, deve começar por mudar os seus pensamentos. Em vez de pensar “Estou a sentir muita ansiedade, preciso de comer algo para ficar bem” Pense antes: “O desejo por comida é como a comichão. Quanto mais pensamos nele, mais se agrava. Se nos distrairmos, o mesmo desaparece”.

As pessoas que apresentam excesso de peso costumam martirizar-se com ideias punitivas, tais como: “Não posso comer”; “Comi e por isso vou engordar”; “Este alimento é proibido”. Estes pensamentos só vão trazer ansiedade, mau humor ou um sentimento de culpa, sendo que, mais tarde ou mais cedo, irão estimular que coma em excesso.

O importante é identificar quais as necessidades que está a tentar preencher com a comida e procurar outras formas de o fazer, nomeadamente: ocupando o tempo com a família e os amigos, o trabalho, o exercício ou alguma modalidade em específico, como yoga ou meditação, entre outras opções.

Para finalizar, deixo uma dica que me tira o desejo por doces: a banana, porque trata-se de um alimento que contém compostos antioxidantes, como a dopamina e catequina, além de conter triptofano – responsável pela produção de serotonina, que ajuda a relaxar e a manter o bom humor.

Mude a sua mente e a sua vida mudará!