BioHappy: a nova marca portuguesa de snacks saudáveis e sem culpa

Lançada em pleno contexto de pandemia, a BioHappy nasceu com um propósito: mostrar que é possível encontrar versões biológicas e mais saudáveis, em produtos amplamente consumidos hoje em dia, como granolas ou manteigas de amendoim. Ainda que sejam vulgarmente assumidos como snacks saudáveis, a verdade é que os rótulos desses produtos ocultam valores nutricionais nada benéficos para a saúde. É o caso dos altos teores em sal ou a utilização de açúcares refinados, entre outros valores aos quais devemos prestar cada vez mais atenção.

©BioHappy

A marca, fundada por Ana Lamas, é o reflexo da sua paixão pelo mundo da alimentação saudável e a procura por colmatar uma possível falha no mercado, no que toca à disponibilização de produtos alimentares biológicos. Manter um estilo de vida saudável e uma boa alimentação motivaram Ana a procurar soluções mais conscientes e amigas do ambiente, mas quando chegava a altura de escolher entre os demais produtos disponíveis no supermercado, reparava que se tornava numa tarefa difícil. Na impossibilidade de encontrar um produto que correspondesse ao que procurava, a produção caseira era a opção mais válida. E é neste processo de confecionar (com gosto) os seus próprios snacks saudáveis que pondera criar os mesmos, mas numa escala maior, para que possam também ser consumidos por quem, tal como ela, sente dificuldade em encontrar versões mais saudáveis.

Em março de 2020, nasce a BioHappy: uma marca portuguesa de snacks maravilhosos, saudáveis e sem culpa. “O principal conceito é cozinhar snacks 100% naturais, sem açúcares adicionados, com produtos biológicos e com uma produção e packaging amigos do ambiente”, conta-nos Ana, acrescentando: “Nós cozinhamos e o consumidor pode continuar a ingerir e a introduzir produtos na sua alimentação saudável com valores nutricionais interessantes. Para além disso, todas as embalagens podem ser reutilizadas e ter uma segunda vida. É uma espécie de dois em um”.

Num mercado repleto de produtos e marcas aparentemente idênticas, Ana garante: “A BioHappy distingue-se principalmente pela qualidade dos seus produtos e pelo seu conceito. Por exemplo, todas as embalagens são em vidro ou papel kraft e o objetivo é reutilizá-las, pelo que não colocamos o rótulo nutricional nos mesmos”. Esse mesmo rótulo nutricional pode ser consultado na íntegra através da página de Instagram da marca, mais concretamente no destaque indicado como “Info_Nutri”. O objetivo é muito simples: possibilitar uma segunda vida às embalagens dos produtos. “Hoje em dia é difícil encontrarmos um produto com bons ingredientes, valores nutricionais interessantes e um bom sabor”, partilha a fundadora da marca.

Mas até chegarmos ao produto final, vai todo um processo cuidado e minucioso para garantir a máxima qualidade e responsabilidade da marca. É no comércio local, bem no coração da cidade de Guimarães – de onde Ana é natural – que acontece o processo de seleção dos ingredientes. Ana faz questão de visitar com frequência a Mercearia do Berço e, juntamente com os proprietários, escolhe produto a produto, respeitando a sazonalidade e a qualidade dos mesmos. É lá que encontra uma série de produtos biológicos e saudáveis para as suas receitas, com a ajuda da nutricionista Sofia Teixeira, que desenvolve um rótulo nutricional. De seguida, Ana vai para a cozinha e prepara (com amor) todos os produtos que rapidamente estarão prontos para rechear tantas outras despensas.

Todos os produtos podem ser conhecidos e encomendados através da página de Instagram da marca ou então por e-mail (biohappysnacks@gmail.com). Com o objetivo de expandir cada vez mais a marca, a criação de uma loja online poderá ser um dos próximos passos.