Cinco exercícios para tonificar o “músculo do adeus”

Falamos do chamado “músculo do adeus”, que se refere à zona posterior do braço onde é mais comum a acumulação de gordura e flacidez da pele. Existem vários exercícios específicos que permitem tonificar de uma forma mais eficaz a parte dos tríceps, alguns com recurso a material de treino ou acessórios complementares, outros apenas com o peso corporal.

Conheça as nossas sugestões de exercícios.

Flexões dinâmicas

Para além das flexões normais, que por si só já são um excelente exercício, sugerimos que tente (aos poucos) intensificar as flexões. Pode fazê-lo numa outra superfície mais elevada do que o chão ou simplesmente unir as mãos no solo.

Elevação com kettlebell/halteres

Seja com um kettlebell ou com um haltere em cada mão, a ideia é realizar elevações que podem acontecer desce a cintura até à extensão completa dos braços: com os braços esticados e os pesos na mão, realizar movimentos de subida e descida, tanto à frente do corpo (com o kettlebell) como lateralmente (com os halteres).

Pode ainda executar outras elevações com a ajuda dos halteres, como nestes dois exemplos.

Tríceps num banco

Com a ajuda de uma cadeira ou de uma superfície segura, é um excelente exercício para tríceps, fortalecendo ainda ombros e core, o que acaba por ser benéfico na correção de postura e equilíbrio.

Imagens ©D.R.

Extensão dos tríceps com peso

Esteja sentado ou de pé, com a coluna direita e o core forte, este é um ótimo exercício para tonificar tríceps. Procure realizar o exercício com um peso de, no mínimo, 1 kg (pode ser um haltere, um kettlebell, uma garrafa de água de 1L ou até pacote de arroz.

©D.R.

Prancha

Já aqui referimos os benefícios do exercício em prancha, que permite tonificar diferentes grupos musculares em simultâneo. Além de fortalecer o core, é um excelente exercício para incidir nos tríceps.