Dicas para não desistir dos treinos tão facilmente

Manter uma prática de atividade física regular nem sempre é fácil. Há uma série de fatores que levam à perda de motivação, mas deixamos algumas dicas essenciais para se tornar mais consistente na rotina desportiva.

Alguns estudos apontam que no verão a prática desportiva tende a ser menos frequente, sendo que o calor é um fator responsável por uma maior sensação de melancolia e apatia – com resultados ao nível da desmotivação. No entanto, é a altura perfeita para desfrutar dos benefícios de praticar desporto e experienciar novas modalidades.

Dicas para ter mais motivação para treinar

Estabelecer objetivos reais:

É importante definir metas ou traçar um plano que seja possível de concretizar a curto prazo. Pode ser um objetivo relacionado com perda de peso ou com a vontade de se tornar mais apto para participar numa corrida, por exemplo.

Cada pessoa deve definir um objetivo que seja possível para si, consoante a sua disposição e disponibilidade. Se planear metas irreais, a tendência para desistir mais facilmente será maior.

Treinar com companhia:

Treinar em grupo ou ter uma companhia na hora de treinar é uma forma de não desistir, ter mais motivação e ser mais regular quanto à prática desportiva. Pra quem se sente desmotivado para treinar num ginásio, participar em aulas de grupo (seja qual for a modalidade) é uma forma de se sentir muito mais motivado.

Manter uma alimentação saudável:

A alimentação é fundamental, mais ainda para quem procura manter uma rotina desportiva ativa e regular. É importante garantir ao corpo as vitaminas e os minerais que precisa para o seu bom funcionamento, a sua normal regulação e vitalidade.

Conheça algumas receitas para pequenos lanches de pré e pós-treino.

Treinar por gosto:

Procure escolher a modalidade ou o tipo de treino com o qual se identifica mais facilmente e do qual realmente goste. Hoje em dia existe uma variedade de modalidades diferentes, consoante a disponibilidade e necessidade de cada um, tanto atividades indoor como outdoor: natação, yoga, pilates, treino funcional, croosfit, zumba, bodycombat, corrida/caminhada, ciclismo…

Criar uma rotina:

Planeie a sua semana e os seus dias com antecedência. Procure reservar determinados momentos na sua agenda semanal para a prática de algum desporto e respeite esse tempo. Se vai treinar mal saia do trabalho, por exemplo, organize a sua mochila de treino (com tudo o que vai necessitar) no dia anterior. Leve logo de manhã consigo, para não perder mais tempo na hora de ir treinar.