5 Filmes que o inspiram a ficar em forma

Para quem procura inspiração para assumir o compromisso de cuidar da sua saúde, fazer exercício e ficar em forma, é possível encontrar a motivação certa em filmes. Quer seja para encontrar exercícios práticos de aplicar no dia a dia, opções baratas e criativas de recursos para ajudar no treino, corpos que gostava que fossem o seu, histórias inspiradoras, a música certa para o fazer dançar ou, então, que não há glória sem sacrifício, mas há um filme perfeito para cada um.

O Fitness UP reúne cinco sugestões que vão inspirar todos a ficarem em forma.

300 (2006)

A batalha épica entre Espartanos e Persas resultou num filme que ofereceu ao mundo exércitos com os mais incríveis abdominais. Estes corpos foram conseguidos através de exercícios muito específicos, que inspiraram um dos mais populares desafios de fitness. O Original 300 workout consiste nos seguintes exercícios em série, sem pausas:

  • Pullups– 25 reps
  • Barbell Deadliftwith 135 lbs. – 50 reps
  • Pushups– 50 reps
  • 24-inch Box Jumps – 50 reps
  • Floor Wipers – 50 reps
  • Single-Arm Clean-and-Press with 36 lbs Kettlebell – 50 reps
  • Pullups – 25 reps

Rocky (1976 – 1990)

Há algo de verdadeiramente inspirador na história de Rocky Balboa, um lutador de boxe num clube pobre de bairro que tem a oportunidade de enfrentar o então campeão mundial de boxe de pesos pesados. Sem acesso aos mesmo recursos de treino que o seu adversário, encontra na cidade a sua fonte de inspiração. Acompanhamos este underdog na sua jornada que culmina numa das mais icónicas cenas do cinema: uma corrida escada acima do Museu de Arte de Filadélfia, ao som de Gonna Fly Now.

Apesar de ficcional, Rocky proporciona excelentes ideias de treino para a vida real. Exercícios simples, outros criativos, com soluções gratuitas improvisadas com o que existe no espaço público.

Por exemplo: corrida com peso (ele usou tijolos nas mãos), corrida de longa distância, bater na Speed Bag, Push-Ups a bater palmas, Push-Ups de um braço (alternados), sprints, subir escadas em corrida, Pull-Ups de um braço num módulo de parque infantil, saltar à corda, saltos de sapo com uma madeira nas costas, correr atrás de uma galinha, entre muitos outros.

The Karate Kid (1984)

Este é o filme que nos faz acreditar no foco e poder da disciplina para se formar um verdadeiro atleta. Parece absurdo que se aprenda karaté enquanto se pinta a cerca ou se encera o carro, mas a base do método de ensino de Mr. Miyagi encerra ensinamentos preciosos.

O icónico exercício Wax on, wax off, que consiste na repetição de movimentos circulares de cada mão, permitiu a Daniel aprender a bloquear ataques e a ser mais disciplinado nos seus exercícios. Outro dos ensinamentos de Mr.Miyagi foi a correta técnica de respiração – “inspira pelo nariz, expira pela boca” -, a importância do foco e tranquilidade mental ou que sem esforço, dedicação e sacrifício não existem ganhos.

Step Up (2006)

A dança é uma forma fantástica de queimar calorias enquanto se diverte e este filme vai inspirar a que se levante do sofá e mostre os seus dotes de bailarino. Com incríveis coreografias que mostram o melhor da arte da dança, força e coordenação dos atores, assim como uma inesperada combinação de ballet e hip-hop, a música possui uma energia contagiante e impossível de não acompanhar.

Este filme inspirou inúmeras rotinas de exercícios físicos que se podem encontrar na internet.

Pumping Iron (1997)

O mais celebrado filme para quem aprecia Culturismo, relata a história real da jornada de Arnold Schwarzenegger para conquistar o seu sexto título de Mr. Olympia. A sua rotina de treino, dedicação, esforço e sacrifício para conseguir alcançar os seus objetivos que o levam ao sucesso.